h1

A Natureza em Casa

Maio 12, 2008

  ervasaromaticas.JPG

 O interesse pelas plantas medicinais ressurgiu nos últimos anos, à medida que a ciência foi comprovando os seu efeitos benéficos. Por isso a sua procura cresce e a melhor forma de assegurar a sua provisão será construir o seu próprio jardim.

O cultivo de plantas medicinais no jardim ou num canteiro de janela para fazer um chá, uma salada ou uma pomada pode trazer resultados muito agradáveis. As plantas medicinais cultivadas em casa e secas há pouco tempo, têm a vantagem de ser muito mais poderosas do que as comerciais, que podem estar guardadas durante meses antes de serm vendidas. Por outro lado, no casio das menos comuns, o cultivo caseiro é muitas vezes a maneira mais pratica de garantir o seu fornecimento. Cultivar estas plantas não é díficil e existem muitas variedades que nos podem dar aromas deliciosos.

Eis algumas das mais conhecidas:

Camomila: As flores podem ser utilizadas para fazer uma deliciosa e calmante infusão, que ajuda a adormecer e facilita a digestão.

 

Funcho: Interessante flor ornamental para o canteiro. As sementes são úteis para o tratamento de problemas digestivos.

 

Hissopo: Atraente arbusto alto. As partes aéreas colhidas durante o Verão podem ser utilizadas na preparação de remédios para problemas do peito e digestivos.

 

Erva-cidreira: As suas folhas podem ser utilizadas para fazer um chá reconstituinte e antidepressivo. Atenção: esta planta espalha abundantemente as suas sementes e pode ficar incontrolável.

 

Maravilha: Planta adstringente e cicatrizante. Uma infusão desta planta trata problemas digestivos e feridas da boca. Também pode ser aplicada externamente, em pomadas, para problemas cutâneos.

 

Salva-púrpura: As folhas são usadas para bochechar. Deve ser protegida com palha ou sacos durante invernos rigorosos.

Alecrim: Utilizado para fazer óleos emulsionados a quente para a artrite. As plantas novas devem ser protegidas com sacos durante o Inverno.

 

Hipericão: As flores frescas são usadas para fazer um óleo emulsionado, inestimável para o tratamento de queimaduras e inflamações e as folhas para fazer um chá relaxante. Deve-se colher no pino do Verão.

Solidéu: Sedativo para a tensão e o cansaço. Deve-se colher quando está em flor e as características vagens das sementes estão a formar-se.

 

Tomilho: Um dos melhores anti-sépticos de herbário, útil para o tratamento de infecções dos pulmões, como tónico digestivo e para bochechar.

4 comentários

  1. […] Foto da Erva Cidreira: Tachos, Panelas e Colher de Pau. […]


  2. gostaria se saber mais sobre a funçoes da erva cidreira.


  3. QUERO RECEBER TUDO RELACIONADO A ESSE SITE.

    OBGDA

    ELADIR (LADE)


  4. CHÁ DE ERVA-CIDREIRA É O MESMO QUE CHÁ DE MELISSA?

    OBGDA

    ELADIR



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: