h1

17. HACCP versus APPCC

É um titulo engraçado não acham?

HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Point 

APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

Estes dois palavrões querem dizer a mesmissíma coisa! Só que como bons cidadãos que somos nada melhor que um bom estrangeirismo para dar mais significado à coisa.

Façamos um pouco de HISTÓRIA para que se perceba melhor a ” coisa”, uma vez que tudo tem uma génese.

       

 

Temos de recuar aos idos anos 50 e aos primórdios da exploração espacial, para percebermos a sequência lógica dos eventos.

Uma das preocupações da NASA, para além da construcção de naves cientifica e técnicamente evoluidas, que pudessem ser usadas na exploração espacial, teve também a preocupação de antever potenciais problemas com as futuras viagens ao espaço com tripulações humanas.

Por esse motivo, em 1959, conjuntamente com as empresas de fornecimento de alimentos e suplementos alimentares para a NASA,  começaram a desenvolver processos de controle com base no princípio das doenças causadas pela comida. Tendo por base esses princípios, o perigo para os astronautas no espaço, seria muito maior, devido às condições estremas em que seriam colocados, pelo que seria de todo necessário, que houvesse um controlo, o mais rigoroso possível de modo a evitar possíveis doenças no espaço, o que poderia colocar as missões em risco, bem como a vida dos astronautas.

Assim , após variados estudos, chegaram à conclusão de que controlando ao mais pequeno promenor os processos de produção alimentar, à semelhança dos levados a cabo pela NASA na construção das naves espaciais, poderiam melhor identificar os perigos que daí advêm.

Ou seja, controlando os processos de produção, é possível antecipar os perigos e saber quais os pontos onde se devem implementar controles mais rigorosos. 

Esta é a sintese possível para um desenvolvimento científico iniciado há mais de 50 anos.

Só mais um apontamento: em 1 de Janeiro de 2006, a CEE introduziu e regulamentou a aplicação do HACCP/APPCC para todos os estabelecimentos onde se efectue manuseamento e/ou confecção de produtos alimentares.

Noutra oportunidade voltarei a este assunto. Até lá !

 

Bem Hajam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: